Especial Oscar 2014: Clube de Compras Dallas (Por Rodrigo Sansão)

(Dallas Buyers Club - 2013)

Hoje falarei um pouco sobre um filme que me surpreendeu. Concorrente de super produções, o filme Clube de Compras Dallas passava despercebido. Pois bem, o filme é muito mais do que eu esperava, e tenho certeza que quando assistirem terão a mesma visão.



Pra começar, esqueçam Leonardo DiCaprio, esqueçam Christian Bale, a bola da vez é Mattew McConaughey. O ator já é meu favorito ao Oscar de Melhor Ator.

No filme, Mattew McConaughey interpreta Ron Woodroof, um eletricista que é diagnosticado com o vírus do HIV. A trama se baseia numa história real e se passa na metade da década de 80, quando a doença ainda era cercada por muitas dúvidas. Tentando sobreviver através de novas drogas, Ron cria uma forma de vender essas drogas para os demais doentes e entra numa briga contra as indústrias farmacêuticas.

Protagonista da história, Ron pode ser classificado como o anti-herói. Seu jeito grosseiro, rude e homofóbico faria com que se tornasse antipático, mas não conseguimos deixar de gostar do personagem. Mattew consegue com maestria prender nossa atenção e nos levar para dentro de seus dramas e aflições.

O filme ainda tem outras indicações para o Oscar. Jared Leto é indicado para Melhor Ator Coadjuvante. O ator interpreta o travesti Rayon, que também possui o vírus do HIV e ajuda Ron nos seus planos. Embora tenha feito um belo trabalho, não creio que leve essa estatueta, pois a concorrência é muito forte, vide Jonah Hill e  Bradley Cooper.

Abro um parenteses aqui para a participação da atriz Jennifer Garner como a Dra. Eve Saks. Gosto muito dos trabalhos dela, pena que sua participação foi menor que era esperado.

As indicações ao Oscar de Montagem e também de Maquiagem não devem fazer frente a Trapaça, porém é forte concorrente ao Oscar de Roteiro Original.

Em relação ao Oscar de Melhor Filme, eu não ficaria surpreso se Clube de Compras Dallas levasse essa. O filme pelo conjunto da obra é excepcional. Elenco brilhante, produção perfeita e a história, bem, dentre os indicados, achei a melhor até agora.

Enfim, Clube de Compras Dallas é um filme tocante que te fará refletir sobre a importância da vida e sobre o medo da morte. Um drama regado de preconceitos, discriminação e injustiças. Nos faz questionar o certo e o errado. Afinal, quem define o errado? Somos moralmente capazes de julgar?
E você? Se necessitasse de uma droga proibida ou de algum meio ilícito para viver? O que você faria? Ron Woodroof não pensou duas vezes!!!

Recomendo que assistam esse filme, vale a pena.

Update: O filme ficou com o Oscar de Melhor Maquiagem e Cabelo, de Melhor Ator Coadjuvante para Jared Leto e o de Melhor Ator para Matthew McConaughey.

Rodrigo Sansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário