Encanto

(Encanto - 2021)

Em algum momento do passado, no meio de uma fuga, a então mamãe Alma Madrigal e seus três pequenos foram salvos por um milagre mágico. A magia permitiu que a família (e mais uma galera que estava com eles), fundassem e vivessem ali numa vila, num cantinho em algum lugar da Colômbia, cercado de vales e protegidos dos males do mundo.

Destacando Mirabel! A sensação das garotinhas de óculos!

Toda vez que um novo pequeno Madrigal completa cinco anos, a magia da família dota-o com algum poder mágico (controlar flores, gerar nuvens, ver o futuro, falar com animais, etc). Isso aconteceu com os três pequenos, e depois com os filhos deles, com todos, menos com Mirabel (será?). Acontece que apesar de não ter recebido poderes a Mirabel está de alguma forma ligada ao futuro da magia da família (e da Casita). E é a história da jovem Mirabel tentando ser orgulho pra abuela Alma salvar a magia da família que acompanhamos em Encanto.

Seguindo o (novo/velho) jeitinho Disney de fazer animações, a história é guiada por uma trilha sonora de canções (escritas pelo Lin-Manuel Miranda, que também assina musicas em Tick Tick.. BOOM, In the Heights e Hamilton, How Far I'll Go... ?) apresentando cada personagem e fatos marcantes. A trilha é provavelmente o destaque do filme. Fato interessante é que o álbum com as canções se destacou na Billboard (a parada musical americana) botando inclusive uma de suas músicas (a do tio Bruno) na cabeça do top 100 por várias semanas.

Ainda falando de conquistas, dentro daquela hegemonia tradição Disney de sempre, Encanto recebeu 3 indicações à Oscars em 2022, sua música Dos Oruguitas, sua trilha sonora e (quem diria?) melhor animação.

Uma curiosidade nerd sobre o filme: pra caprichar na emoção, os caras inventaram uma nova tecnologia só pra animar os olhos das personagens com mais profundidade!

Sobra a qualidade do colorido do filme, vai uma dica na hora de assistir? Já nos cartazes e trailer da pra ver que a família Madrigal é bem grande... E uma boa dica pra não se perder entre os núcleos é observar as cores das roupas! Cada um dos três filhos da abuela Madrigal tem a sua paleta de cor que é usada também por seus cônjuges e filhos! 

tem os azuis, tem os amarelos (e tem o Bruno, advinha que cor ele usa?)

Muita cor , música boa, muita dancinha e uma história com plots de aceitação caprichados na emoção. Essa é a receita mágica (ba-dum-tis) de Encanto, e vale a recomendação para assistir.

Cris F Santana 


Mais um ovo de páscoa pra prestar atenção, porque sim: quando se escuta demais, não se bate palmas como todo mundo.

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário