Especial Oscar 2017: A Chegada

Arrival (2016)


Sim! Temos sci-fi com ETs concorrendo ao Oscar! Claro que sci-fis não são mais novidade no tapete vermelho - recentemente teve Gravidade, Perdido em Marte, etc.. Só citando os que se meteram no espaço. Mas filmes que ultrapassam essa barreira do conhecido - conhecido da maioria de nós, pelo menos, que nunca viu um ET de perto - não costumam visitar com tanta frequência a cerimônia das estatuetas, A Chegada então já chega chegando - Badumtis - com suas 8 indicações douradas. Mas muito mais do que um filme de sci-fi milimetricamente estudado para não cometer erros de lógica científica, o filme é uma experiência filosófica e um convite a reflexão (vesh!). 

arrival
A grande banana nave extraterrestre
A história começa apresentado a vida entediante da solitária professora de linguística Dra. Louise Banks (Amy Adams, a renegada do ano) sua rotina e tal, mesmo com uma carreira monstruosa, uma vida que pode ser descrita como bem comum. Até que militares batem à porta do escritório da mulher com um gravador contendo um áudio. Naves extraterrestres aterrissaram em diferentes pontos do planeta Terra e o áudio é uma gravação da tentativa de comunicação entre terráqueos e tripulantes de uma das naves. Claro que nem mesmo a melhor linguista do mundo (o que parece que ela é) é capaz de traduzir um idioma desconhecido a partir de um único áudio. E aí que os milicos acabam concordando em levar a doutora pra base militar próxima da nave e lá, juntamente com o físico Ian Donnelly (Gavião Arqueiro Jeremy Renner) ela passa a ter sessões de entrevistas com os ETs dentro da nave. A mulher tem então a melhor ideia possível: tentar a comunicação visual com os "verdinhos" e através da sua escrita, começa a decifrar o motivo real da visita dos extraterrestres. E como se fosse pouco, em meio a tudo isso, ainda tem os sonhos aleatórios da doutora com sua filha , perturbando sua mente e quebrando a linha do roteiro. Daí em diante, qualquer explicação pode ser usada contra mim no tribunal dos julgamentos por spoilers. Vá e surpreenda-se!

arrival
"Hello wolrd!"
Mas falando em indicações a Oscars, a linha de roteiro montada, que contribui inegavelmente pra construção da história já é sozinha ótimo motivo pra suas indicações em Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado (sim, adaptado, do livro "Story of Your Life").  Até eu um leigo consegue notar o uso das diferentes paletas de cores pra diferenciar momentos, locais e humores, o que deve ter contribuído pras indicações de Design de Produção e Fotografia (sem falar nas piras gravitacionais dentro da nave). O filme ainda concorre nas categorias de Edição de Som, Mixagem de Som (de papo de ET a som de respiração em roupa de isolamento), e as principais Melhor Diretor e Melhor Filme.

O que ETs vieram fazer na Terra? O que estão dizendo? Eles vem pra matar? Eles vem em paz? O que trazem pra gente? O que querem da gente? Mais do que respostas para estas peguntas o filme termina por nos fazer criar perguntas sobre as nossas definições. E é recomendação da Caneca. 

Cris F Santana
(@crisfsantana )


Lista de indicações ao Oscar 2017:
- Filme
- Diretor (Dennis Villeneuve)
- Roteiro Adaptado (Eric Heisserer)
- Fotografia (Bradford Young)
- Edição (Joe Walker)
- Mixagem de Som (Bernard Gariépy)
- Edição de Som (Sylvain Bellemare)
- Design de Produção (Patrice Vermette)

Conheça todos os indicados: Oscar 2017 - Indicado

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário