Caneca Ligeira: Antes de Dormir (por Julio Chuman)

Before I Go To Sleep (2014)

Com uma estranha mistura de "Como Se Fosse a Primeira Vez", filme com Adam Sandler e Drew Barrymore, e "Revelação", com Harrison Ford, Antes de Dormir traz Nicole Kidman como uma mulher que, após um acidente, perde a apacidade de criar novas memórias, sendo ajudada pelo marido Ben (Colin Firth) e pelo médico Nasch (Marc Strong) para se ajustar a essa sua condição.

Mas se a história começa bem, trazendo alguns momentos tensos (como a corrida por um canal, ponto alto do longa), a partir de sua metade o filme, dirigido por Rowan Joffe, passa constantemente a apresentar furos no roteiro, criando situações absurdas e  inverossímeis.

Fotografado com uma luz predominantemente fria durante quase toda a narrativa, em uma clara referência a condição psicológica da protagonista, o filme traz corretas atuações de Firth e Strong, e uma Kidman variando entre a exagerada e o piloto-automático.

A cena final, que cita os personagens Pooh e Leitão, acaba por fragilizar ainda mais a obra, pois contradiz boa parte do que a narrativa tinha apresentado até então.

Julio Chuman

Dani Salemme

Nenhum comentário:

Postar um comentário