Vingadores: Era de Ultron - Por Dentro (Por Victor abadio)

(Avengers: Age of Ultron - 2015)

Avengers assemble!

Pra você que quer saber tudo o que acontece no filme, ou pra você que já viu mas ficou com dúvidas, essa é a review pra você. (E se ainda não viu e não viu e não quer ler spoilers, melhor ler essa aqui: Vingadores: Era de Ultron).

Os heróis mais poderosos da Terra voltam para seu segundo filme e logo de cara nos damos com a continuidade do Marvel Cinematic Universe (MCU) que a Marvel faz tão bem. A equipe tem vasculhado bases da Hydra (desmascaradas em Capitão América: Soldado Invernal) atrás principalmente do Cetro de Loki. Na base de Sokovia eles acham isso e mais duas peças-chave: Wanda e Pietro Maximoff. Falaremos dos gêmeos logo mais.

Ao examinar o Cetro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) descobrem seu potencial tecnológico e aplicam ao seu programa para manter a paz mundial, a fim de construir a melhor inteligência artificial do mundo. Mas, claro, as coisas não são tão previsíveis assim. Eis que nasce o vilão Ultron (James Spader). O andróide conclui que os Vingadores causam caos e estão no caminho de sua missão de paz mundial. A briga está comprada.


Ultron parte para Wakanda, atrás de vibranium pra um de seus planos. Lembrando que vibranium é o metal que compõe o escudo do Capitão América (Chris Evans) e se torna muito singular pois retorna todos os impactos e vibrações que recebe. Wakanda é o país fictício do herói Pantera Negra, que já tem filme solo marcado e aparecerá antes em Guerra Civil. A trama está tão ligada que seu provável vilão já teve sua história contada neste filme mesmo. Ulysses Klaue (Andy Serkis) é quem vende o vibranium para Ultron, e logo depois o mesmo corta seu braço, provavelmente indicando que veremos o vilão com sua garra metálica característica em Pantera Negra.

Ainda em Wakanda, quando a equipe confronta Ultron, Feiticeira Escarlate brinca com a mente de seus membros. Steve Rogers sonha com um passado que poderia ter acontecido, Thor é dado uma possível visão do futuro e Viúva Negra lembra de seu passado. Este último é um momento importante para a personagem, pois Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) só tem sido usada como sidekick e nunca como personagem principal. Então qualquer vislumbre da história dela é muito bem-vindo. Ao tentar enfeitiçar o Gavião Arqueiro, Wanda não tem tanta sorte e tem de ser levada pra longe por seu irmão Pietro. Antes disso ela ainda consegue entrar na cabeça de Bruce Banner e força o Homem de Ferro a usar sua armadura Hulkbuster para deter o gigante verde.

Falemos dos gêmeos. São Wanda (Elisabeth Olsen) e Pietro (Aaron Taylor Johnsson) que sentem raiva dos Vingadores, de Tony Stark em especial porque um míssil Stark teria destruído sua casa e sua família. Esta raiva move os dois jovens orfãos a se submeterem a experimentos da Hydra. Usando o Cetro de Loki, os "aprimorados" adquirem seus poderes. O termo usado só é aplicado agora pois o conceito dos Inumanos ainda não está muito inserido no MCU, e Wanda e Pietro muito provavelmente serão desta 'classe' (lembrando que eles não podem ser classificados como os mutantes que são, filhos de Magneto, simplesmente pelo fato de a Marvel não ter direito sobre a franquia X-Men). Em Agents of Shield, Skye adquire seus poderes de Quake com o Diviner da raça Kree (criadora dos Inumanos), e provavelmente o Cetro desempenhou o mesmo papel para os gêmeos. Isso explicaria porque somente eles sobreviveram aos experimentos.

Na volta de Wakanda descobrimos que Clint Barton (Jeremy Renner) é casado e tem dois filhos. Com uma visita de Nick Fury (Samuel L. Jackson), os Vingadores concluem que o próximo passo de Ultron é evoluir para um corpo orgânico. Cap, Viúva e Gavião vão até Seoul e conseguem achar o 'berço' que contem o corpo feito de vibranium e tecido vivo. De volta em Nova York, a equipe debate sobre o que fazer com este importante artefato tecnológico; Tony Stark quer colocar a consciência de seu SO JARVIS nele, e Cap e os gêmos - agora aliados depois de uma diferença de objetivos com Ultron - discordam. Por fim Thor (Chris Hemsworth) surge de volta e dá vida a Visão.



O deus diz que na visão que teve enquanto estava enfeitiçado por Wanda viu que deveria ajudar a criar o andróide. Além disso, ele também vê as quatro Jóias do Infinito já descobertas sendo juntadas. Quais são elas? A jóia azul, o Tesseract, que está nos cofres de Asgard; a jóia vermelha, o Éter, que foi visto pela última vez sendo entregue ao Colecionador; a jóia roxa, o Orbe, que está guardado pela Tropa Nova (vimos este em Guardiões das Galáxias); e finalmente, a jóia amarela, antes a fonte de poder do Cetro de Loki, que agora foi implantada em Visão, um guardião digno de carregar tal poder.

Com a adição deste novo membro na equipe, os Vingadores voltam a Sokovia para deter o último plano de Ultron: um cometa feito para destruir a raça humana (pois ele conclui que só assim haverá paz no mundo). Os heróis conseguem deter o andróide mas não sem sacrifícios: Mercúrio (o gêmeo Pietro) acaba morrendo, ironicamente, por balas.

A equipe acaba o filme dividida e renovada. Feiticeira Escarlate, Falcão e Máquina de Combate entram, Thor, Gavião Arqueiro e Homem de Ferro saem. É a Marvel dando o aviso a todos: ninguém é indispensável.

E finalmente, na cena pós-créditos vemos Thanos encontrando a sua característica Manopla. Ela pode ser vista em Asgard no primeiro filme de Thor, e estaria a salvo lá, provavelmente, caso Loki não estivesse governando o reino. O poder da Manópola só está completo quando são inseridas nela as 6 jóias do infinito. Uma sabemos que também nos cofres de Asgard, e provável que veremos o vilão em busca das demais. Podemos esperar o Titã Louco dando as caras em Vingadores 3 (parte 1 e 2) e possivelmente em Guardiões da Galáxia 2 também. 

Agora é esperar pelo próximo filme!

(Por Victor Abadio)
Não deixem de colocar suas dúvidas ou adendos nos comentários

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário