Filme: Elena: Elena (Por Cris F Santana)


"Nossa mãe sempre me disse que eu poderia morar em qualquer lugar do mundo, menos Nova York. Que eu podia escolher qualquer profissão, menos ser atriz. No dia 4 de setembro de 2003 eu me matriculei no curso de teatro na Universidade de Columbia." 

Assim começa este documentário que podia ser uma ótima história de ficção, se não fosse uma história de realidade.

Um dos dois brasileiros na pré-lista de Melhor Documentário no Oscar 2015 (O outro é "This is not a ball" de Vik Muniz) Elena é dirigido e produzido pela atriz Petra Costa

Desde antes do seu lançamento, em 2012, este filme me despertou interesse. A forma intrigante como foram elaborados seus trailers (aqui) que, em vez de cenas do filme, traziam depoimentos de renomados artistas, como Wagner Moura, Alexandre Borges, Julia Lemmertz e Leticia Sabatella elogiando a pessoa Elena. Quem é Elena? Real? Ficção? 

O filme a princípio segue a mesma linha intrigante, a irmã caçula Petra nos apresentando Elena. O carinho da relação entre as irmãs é evidente e tocante. O tom é de admiração, a irmã mais velha atriz, o ídolo, o porto seguro.  Passamos boa parte do filme tentando conhecer melhor Elena. Como é Elena? Por que Elena?

A montagem é bela, é densa, é forte. Como se Petra tivesse mantido por vários anos toda a história de Elena, misturada com a sua, guardada em uma caixa grande e escura e de repente jogasse essa caixa contra uma parede branca e a caixa se parte e se esparrama. E uma grossa tinta de história se espalha na tela: "Toma! Assiste!" 
Uma exposição de alma e da alma.

Mais do que a história da pessoa e da atriz Elena Andrade, é também um pouco da história de Petra. Ou a mistura delas.

A trilha sonora marcada por melodias instrumentais, dessas que se colocam em fitas de melhores momentos de anos que se passaram, merece um elogio a parte.

Alguns dirão que Elena é um filme pesado. Eu direi que é profundamente belo.
"Pouco a pouco as dores viram água e vão embora."

Fica a minha torcida para que seja um dos escolhidos para a lista final do Oscar.

Cris F Santana





cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário