O Som do Silêncio

 (Sound of metal - 2020)

Num dia você é o baterista de uma banda de heavy hard rock metal pesado, sua vida tá ótima, você tá de boa dos seus vícios, tem uma namorada legal, que divide com você a banda, o apoio mútuo e o ônibus casa que vocês usam para viajar pelo país em turnê. E no outro, você se percebe perdendo a audição.

Esse é o ponto inicial da história de Ruben (Riz Ahmed, de The OA ou Rogue One) em O Som do Silêncio

"What does it matter? It just passes." Fonte: IMDb

Com um empurrãozinho sincero da namorada Lou (Olivia Cooke, jogadora número 2), Ruben vai parar na comunidade para surdos "em desenvolvimento" de Joe (Paul Raci) um veterano do Vietnã com um certa especialidade em acolher. E com a efetividade de um trabalho de edição de som sensacional, somos levados a "sentir" junto com o Ruben a angústia da queda livre das suas certezas. Não espere neste filme a romantização da superação, é a vida real de um cara enfretando a mudança. Vale reparar por exemplo que as falas em linguagem de sinais só têm legendas pra gente quando o próprio Ruben consegue entender alguma coisa.

É talvez aquele filme que vai te deixar em silêncio por alguns segundos depois de assistir.

"Serenity is no longer wishing you had a different past." Fonte: IMDb

Para os amantes da sétima arte, vale lembrar que o filme foi indicado em 6 categorias no Oscar 2021, incluindo a de Melhor Filme. E também em roteiro original, Ahmed concorre como melhor ator e Raci como ator coadjuvante, edição, onde foi vencedor e claro, melhor som onde também ficou com a estatueta.  

Vale mesmo a pena o pulo ali na conta do seu primo sua conta do Amazon Prime Video e assistir o curtir a experiência sonora desse filme!

Cris F Santana
@CrisFSantana

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário