Nomadland

(Nomadland - 2020)

 _ Gostei desse livro! E se eu transformar ele num roteiro, pegar uma boa atriz, botar ela pra atuar com pessoas nômades reais e dirigir um filme?! Talvez seja melhor ainda se eu editar o filme também!

Na minha mente, foi assim que a cineasta chinesa Chloé Zhao pensou quando terminou de ler o livro Nomadland – Surviving America in the Twenty–First Century (Jessica Bruder). E decidiu levá-lo (praticamente sozinha) para as telas de cinema.

"Não, eu não sou uma sem-teto. Estou apenas sem casa" .Fonte: IMDb

Quando a história se passa, está rolando um retrato da falência do capitalismo uma crise econômica em Nevada e a cidadezinha de Empire é imensamente afetada após o fechamento da fábrica que empregava grande parte dos locais. Fern (Frances McDormand, de Três Anúncios para um Crime e Fargo, ou "a voz de Deus"), após perder o marido, o emprego, a casa, a cidade, morando em sua van. Conhece outras pessoas que optaram por viver desta maneira, como nômades modernos rodando de cidade em cidade em seus empregos temporários, suas experiências incontáveis, suas dificuldades e suas belezas e felicidades.

O barato do filme é que além das atuações de Frances McDormand e  David Strathairn, os outros personagens são nômades reais contando suas próprias histórias e envolvendo o roteiro do filme. 

Dessa mistura de história ficcional com a realidade surge um filme bastante interessante de assistir. 

"We be the bitches of the badlands". Fonte: IMDb

Os amantes da sétima arte talvez vão gostar de saber que Nomadland foi indicado em seis categorias no Oscar 2021, em fotografia, roteiro adaptado (Chloé Zhao), edição (Chloé Zhao), Frances McDormand que levou a estatueta de melhor atriz, em direção, estaueta conquistada também por Chloé Zhao, além de Melhor Filme, onde novamente Chloé Zhao levou a estatueta pra casa entre os produtores.

"It's strange that you encourage people to invest their whole life savings, go into debt, just to buy a house they can't afford." (Fern)


PS. Talvez o nome de Chloé Zhao pipoca muitos mais vezes por aí no fim deste ano. A cineasta dirige Eternos, de um dos próximos filmes da Marvel na fase 4 do MCU (o primeiro de seus longas sem personagens reais, até onde parece)

Cris F Santana
@CrisFSantana

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário