A Garota no Trem (Por Rodrigo Sansão)


The Girl on the Train - 2016

Hoje vamos falar um pouco sobre o filme "A Garota no Trem". O filme é adaptação do best-seller (de mesmo nome) escrito pela autora  Paula Hawkins e que se tornou um dos mais vendidos dos últimos tempos.


O filme conta a história de  Rachel (Emily Blunt) , uma mulher alcoólatra divorciada que ainda não conseguiu superar o passado com seu ex-marido Tom (Justin Theroux). Rachel não consegue esquece-lo, o que incomoda bastante a ex-amante e agora sua nova esposa, Anna  (Rebecca Ferguson).
Com a vida pessoal e profissional em baixa, Rachel vai se mostrando uma mulher infeliz e desiludida.



Todos os dias,  Rachel passa de trem pelo lugar onde morava com seu ex-marido. E é durante o caminho de trem entre sua casa e seu trabalho que Rachel começa a vigiar um jovem casal da casa ao lado (ou quase a lado rs). Ela começa a fantasiar sobre a identidade daqueles dois estranhos. A juventude, beleza e a sensualidade daquele casal é o mundo perfeito para Rachel. É tudo aquilo que ela sempre havia desejado com Tom. Sua obsessão por aquelas duas pessoas que ela nem sabia os nomes beirava a insanidade.  



Até que um certo dia, pela janela do trem, Rachel testemunha aquela mulher -  que mais tarde descobrimos ser Megan (Haley Bennett) -  traindo o marido - que mais tarde descobrimos ser Scott (Luke Evans). Furiosa por perceber que a mulher estava destruindo sua fantasia do casal perfeito, Rachel sai pra beber e no dia seguinte acorda machucada sem saber o que aconteceu na noite anterior. E para sua surpresa, fica sabendo que aquela mulher desconhecida agora está desaparecida.

Não posso me estender mais do que isso pra não dar spoilers sobre a história.

Da mesma forma que o livro, o filme mistura os pontos de vista das 3 personagens principais - Rachel, Anna e Megan - até o momento de seus destinos se entrelaçarem na trama central.

O filme é muito bem dirigido por Tate Taylor. A história é muito bem desenrolada auxiliada por flashbacks importantes no desenvolvimento dos personagens. As cenas escuras e sombrias conseguem manter a tensão durante todo o tempo.  Destaco as atuações das 3 protagonistas ( Emily Blunt, Haley Bennett  e Rebecca Ferguson). Foram excelentes, e na minha opinião,  tornaram as 3 personagens no filme mais interessantes do que as do próprio livro.  E ainda temos uma pequena mas importante participação da  Lisa Kudrow, nossa eterna  Phoebe de Friends.

Em suma, gostei bastante do filme. Achei uma boa adaptação. Tentando ser o mais fiel possível. Embora tenha ficado com a impressão de quem leu o livro vai gostar mais do filme do que quem não leu. Talvez alguns detalhes de alguns personagens poderiam ser melhor explicados, mas creio que não interfere na essência da trama.
A partir do meio do filme, alguns pontos começam a ser tornar um pouco óbvios, porém não é culpa da adaptação, o livro te dá a mesma sensação de "Ah, já sei o que aconteceu!". Porém isso também não tira os méritos do filme.

Enfim, recomendo que assistam. E se tiverem a oportunidade, leiam o livro ;)

(Por Rodrigo Sansão)

Rodrigo Sansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário