Especial Oscar 2016: O Quarto de Jack (por Salemme)


Quando soube que o livro Quarto da Emma Donoghue iria virar filme já comecei a ficar ansiosa. Essa história está no meu top 10 de leitura, eu devorei as páginas quando li, achei fascinante, intrigante e pesado, muito pesado.

Fui ao cinema cheia de expectativa (como sempre que vou ver adaptação de algo que já li) e, incrivelmente saí do cinema muito satisfeita com o filme. (incrivelmente porque eu sou aquela chata que reclama de praticamente todas as adaptações e que queria proibir a licença poética).

A história é narrada por Jack (Jacob Tremblay), um garotinho de 5 anos que conta como é sua vida no Quarto, o único mundo que ele conhece. Jack nasceu no Quarto, e vive lá com sua mãe (Brie Larson) que lhe ensina tudo: ler, escrever, brincar... Eles praticam exercícios e assistem TV, o aparelho que mostra como são as coisas fora do planeta.

Uma das melhores cenas do Jack... Esse olhar....


Mas, Jack está crescendo e o que descobrimos é que e Joy (sua mãe) é vítima de sequestro não aguenta mais a vida que há sete anos vive no Quarto sob os abusos de Old Nick (Sean Bridgers). Ela decide que é hora de tentar escapar. O plano é mirabolante (e falho) e conta com uma postura exemplar de Jack, mas acaba por dar certo... E aí... a readaptação ao mundo novo.


O filme é intenso e muito tocante. O amor incondicional de mãe, as loucuras e milagres de que ele é capaz. A visão de uma criança inocente sobre um mundo totalmente novo, o enredo é emocionante.



O Quarto de Jack está indicado à quatro categorias do Oscar no próximo Domingo: Melhor Filme (na minha opinião não leva), Melhor Atriz para Brie Larson (merecidíssimo se levar), Melhor Diretor para Lenny Abrahamsom (não acho que leva) e Melhor Roteiro Adaptado (hum... não sei).

Na real, eu deixaria o Leozito sem estatueta de novo e daria o de Melhor Ator para Jacob Tremblay, o garoto está impecável!

Veja o filme. Leia o livro.

Salemme
@DaniSalemme

Dani Salemme

Nenhum comentário:

Postar um comentário