Especial Oscar 2014: Capitão Philips (Por Rodrigo Sansão)

(Captain Phillips - 2013)


E entramos finalmente na reta final da saga pra assistir e comentar todos os filmes indicados ao Oscar. E para desilusão de alguns poucos leitores do blog, não venceremos esta batalha, ou pelo menos parte dela. Até conseguiremos assistir todos, mas comentar um por um, está cada vez mais difícil.



Bom, vamos lá! O filme que irei comentar hoje é sobre Capitão Philips. O drama conta a história do capitão Richard Philips, interpretado por Tom Hanks. Ao passar pelas águas africanas, o navio que carregava alimentos e mercadorias para a população da Somália é atacado por piratas. Com o navio rendido, o capitão tenta salvar sua vida e dos tripulantes.

É muito capaz do filme não levar nenhuma das 6 estatuetas indicadas. Talvez a única que possa ser considerada é a de melhor coadjuvante para Barkhad Abdi, um dos líderes dos piratas que invade o navio. Infelizmente o ator possui concorrentes muito fortes nessa categoria. 

As demais indicações, por serem a maioria técnicas, não devem fazer frente a Gravidade. 
Eu também não creio que tenha forças para ganhar o prêmio de melhor filme. Mas um ponto pode ser levado em conta, o forte tom patriota do filme. A entrada das forças de resgate da Marinha Americana foi exagerada evidenciando a soberania militar dos Estados Unidos. O filme não precisava disso tudo. Por outro lado, esse patriotismo é sempre valorizado, que o diga Argo, eleito melhor filme do ano passado.

Pelo elenco, deveria falar um pouco do Tom Hanks, mas ele não foi bem. Não gostei do personagem, nem da atuação. Embora por ser uma história baseada em fatos reais, talvez ele não pudesse fugir muito do contexto, mas acho que faltou um pouco de esforço do ator. Um pouco decepcionante.

Para quem gosta de ação, o filme é bom. Por incrível que pareça,  te prende até o final. Porém, o filme não é nada demais. Muitos clichês, muito exagero, muitos gritos na tentativa de deixar mais dramático, mas definitivamente sem efeito.

Sinceramente, se não fosse indicado ao Oscar e consequentemente ter que postar no blog, nem  assistiria o filme. Mas como não somos nós que votamos no Oscar, vai saber, né?! Quem sabe tenha alguma chance!!

Update: O filme não levou nenhum estatueta a que concorreu.

Rodrigo Sansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário