Meu Pai

(The Father - 2020)

"A sutil não linearidade de um roteiro que se (des)encaixa de forma fluida."

Pronto, está explicado como foi construído o roteiro de Meu Pai, drama familiar estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman! 

Antonio e parades rosas. Fonte: IMDb

Na verdade ficou puxado pra quem escreve sobre os filmes sem dar spoiler, explicar sobre o que se trata esse daqui, porque até a não explicação já é quase um spoiler. O filme apresenta parte da vida de um senhor que luta pelo seu direito de morar sozinho, enquanto sua filha que está de mudança, busca alguém para cuidar dele. 

O ponto chave desta narrativa é que somos apresentados a estória pelo ponto de vista da mente do protagonista. E assim ficamos sujeitos às mesmas variações de linearidade que ela nos traz. 

Vale muito a pena prestar atenção nos detalhes de decoração dos apartamentos habitados pelo pai e nas apresentações e diálogos com cada personagem (não só vale à pena como é fundamental pra captar o fio da estória).

Oliva, Antonio e paredes azuis. Fonte: IMDb

Os amantes da sétima arte podem gostar de saber que o filme recebeu seis indicações à Oscar em 2021, nas categorias: atriz coadjuvante (Olivia), edição, design de produção, melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado. As duas últimas rendendo estatuetas para Hopkins (o Pai) e Christopher Hampton e Florian Zeller.

Meu Pai provavelmente é um desses filmes que quando acabar vai te dar ali alguns segundos pensando no que realmente aconteceu ali. Vale bastante a assistida.

Cris F Santana
@crisfsantana

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário