Mudança de Hábito (por Salemme)


Mudança de Hábito foi um dos primeiros filmes que lembro de ter assistido em VHS. O filme é de 1992, mas naquela época eles demoravam a chegar nas locadoras então provavelmente eu devo ter assistido em 1993 e,desde a primeira vez, fiquei fissurada. O filme é um clássico, uma comédia bem estruturada, com enredo muito bacana e lindas apresentações vocais.



O musical inspirado no filme está em cartaz em São Paulo e, claro, fui conferir. Vale muito a pena, é muito bem adaptado e me fez assistir novamente (mesmo já tendo visto milhões de vezes) para lembrar os detalhes.

Whoopi Goldberg vive Dolores Van Cartier, uma cantora de Cassinos que sonha em ser famosa. Faz shows para meia dúzia de pessoas com a falsa promessa de seu namorado casado Vince LaRocca (Harvey Keitel) de que ela fará sucesso, até que cansada de ser a amante vai ao escritório dele dar um fim ao relacionamento. Acontece que chegando lá ela presencia um assassinato a sangue frio, foge e vai a policia onde relata o acontecido ao tenente Eddie Souther (Bill Nunn) que já está na busca implacável de provas contra o mafioso Vince.

Então, para que ela fique em segurança até o dia do julgamento, Eddie a coloca escondida num convento, o último lugar onde seu ex-namorado a procuraria.

Apenas a Madre Superiora (Maggie Smith) sabe da verdadeira identidade de Deloris, que dentro do convento passa a se chamar Irmã Mary Clarence e é prontamente acolhida pelas outras freiras principalmente por Mary Robert (Wendy Makkena), Mary Patrick (Kathy Najimy) e Mary Lazarus (MaryWickes).

Após descobrir que Deloris “escapou” do convento uma noite para ir a um bar (seguida por Mary Robert e Mary Patrick) a conservadora Madre Superiora ordena que ela comece a fazer parte do coral de freiras do convento. Ao perceber que Mary Clarence tem o “dom” do canto as irmãs a colocam como regente do coro.

Sob o comando de Mary Clarence o grupo de freiras cantoras começa a fazer grande sucesso com músicas mais alegres e um programa animado para as missas, que passam a ser cada vez mais cheias, o sucesso é tanto que o Papa decide passar pelo convento para conhecer o coral inovador.

Todos estão envolvidos nos preparativos para receber o pontífice, mas um infiltrado na policia denuncia para Vince o paradeiro de Deloris e então inicia-se uma eletrizante perseguição envolvendo as novas amigas freiras dela, que não medirão esforços para salva-la.

Mudança de Hábito é um filme muito engraçado, muito bem elaborado e desses que jamais sairão de moda! As apresentações do coral durante o filme são divertidas e arrepiantes (no bom sentido!).

Se você nunca assistiu, não perca mais tempo, assista! E se já assistiu, vale a pena relembrar o clássico!


PS: Vale muito a pena conferir o musical também! Karin Hills pegou os trejeitos da Whoopi e está numa atuação impagável! 

Salemme

Dani Salemme

Nenhum comentário:

Postar um comentário