Selma - Uma Luta pela Igualdade (Por Rodrigo Sansão)


"Nossas vidas não são plenamente vividas, se não estamos dispostos a morrer por aqueles que amamos e por aquilo que acreditamos" Martin Luther King Jr

Selma é mais um filme cuja temática é a luta pela igualdade racial. Embora muita gente ache o assunto repetitivo, é importante que o cinema nos traga mais e mais histórias que joguem na nossa cara o quanto os negros sofreram e o quanto o racismo tem sido perverso durante a história da humanidade. 




O filme é baseado em uma história real e narra os acontecimentos na cidade de Selma nos Estados Unidos no ano de 1965. Mesmo com a lei que permitia que os negros votassem, a cidade de Selma ainda negava-lhes esse direito. Fato que provocou revolta entre os moradores negros da cidade e chamou a atenção do pastor e ativista  Martin Luther King, interpretado pelo ator David Oyelowo. Foi então que decidiram marchar em protesto entre a cidade de Selma até a cidade de  Montgomery capital do estado de Alabama.





Normalmente, a abordagem sobre o racismo é sempre forte e não foi diferente com Selma.
Selma tem como tema central a marcha histórica, mas é muito mais do que isso. Envolve aspectos políticos, ideológicos e religiosos. Percorre os bastidores do poder na busca pela igualdade racial

Há de se destacar o lado pacífico de Martin Luther King Jr. Mesmo diante de tantas crueldades, conseguiu manter a frieza para tomar decisões e lutar de acordo com suas crenças. Não que eu tenha achado positivo esse pacifismo, mas foi interessante entender seu ponto de vista.  A sensação de revolta está presente do começo ao fim do filme. E a indignação te prende e te deixa logo na expectativa do "bem vencer o mal".

No geral, o filme foi muito bem construído e bem didático (ás vezes até demais). 
Um filme bom tecnicamente e com ótimas atuações. História forte e comovente. No final, fiquei com a pequena impressão de que faltou algo ao filme, mas nada que tire seus méritos. Enfim, um ótimo filme. Recomendo.

(Por Rodrigo Sansão)

Rodrigo Sansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário