Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

 (Onward - 2020)

"Há muito tempo, o mundo era cheio de maravilhas. Tinha aventuras, emoção e, o melhor de tudo, tinha magia. E a magia ajudava a todos que precisavam. Mas não era fácil de dominar. Então o mundo achou um jeito mais simples de se virar. Com o tempo, a magia desapareceu. Mas eu espero que ainda exista magia em vocês."

É com essa introdução que Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica nos apresenta um mundo onde o avanço da tecnologia tomou o lugar da magia e os seres mágicos (elfos, duendes, fadas, centauros) não utilizam mais seus poderes mágicos e vivem de um jeito bem sem graça (tipo, humanos). 

A serenidade no olhar de um caçula desesperado. Fonte: IMDb

E em uma linda rua com casinhas de cogumelos e unicórnios vira-latas vive a família Lightfoot. A mãe animada e moderna, o filho mais velho Barley, um viciado em RPG e em histórias ancestrais e o caçula Ian, um nerd antissocial bem característico.

Quando o pai dos garotos se foi, Barley era muito pequeno (ele "tem apenas 3 memórias do pai") e o Ian ainda estava pra nascer, ambos, talvez principalmente Ian, tem essa necessidade constante de se conectar de alguma forma com as lembranças do pai. Eis que surge uma oportunidade de os garotos passarem 24h junto ao pai. E claro, essa oportunidade envolve redescobrir a magia! (E altas emoções e aventuras!).

Seguindo a "tradição" Pixar de fazer filmes, Dois Irmãos: Uma Aventura Fantástica é mais uma animação que bate fundo nos adultos enquanto diverte as crianças. Mas também garante umas boas gargalhadas entre os mais velhos (pelo menos aqui foi assim!). Até mesmo filhos únicos (eu, por exemplo) vão provavelmente se envolver, se emocionar e se identificar (talvez essa parte os filhos únicos falhem um pouco) com a relação que se apresenta entre os irmãos no decorrer da aventura em busca do dia com o pai. 

"A mágica diz isso por você!" Fonte: IMDb

E quem assistir no idioma original, vai poder ouvir o Spider-Man se aventurando com o Star-Lord, enquanto Seline Meyer se vira com a mina da NASA pra tentar se livrar de umas maldições (Tom Holland, Chris Pratt, Julia Louis-Dreyfus e Octavia Spencer).  

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Onward ia ser tão mais rápido de escrever) é também um dos dois filmes da Disney-Pixar indicados ao Oscar 2021 de melhor animação (o outro é Soul). 

Disponível no Disney+, vale a pena a assistida, a risada e provavelmente a chorada!

Curiosidade Extra: Existe uma cultura dentro da Pixar de utilizar as histórias pessoais dos seus colaboradores como inspiração para os filmes e na série documental "Por Dentro da Pixar", episódio 5, dá pra conhecer a história do cara que inspirou "Dois Irmãos" (spoiler: ele não tinha poderes mágicos).

Cris F Santana
@crisfsantana


cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário