O Lar das Crianças Peculiares

(Miss Peregrine's Home for Peculiar Children - 2016)

O mais novo filme do aclamado diretor Tim Burton, O Lar das Crianças Peculiares, não foge as peculiaridades de seu diretor. A adaptação do livro O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, o primeiro da trilogia escrita por Ransom Riggs, chega as telonas cheia das obscuridades e coloridos típicos de Burton (lembra do Edward? o das mãos de Tesoura).


Na história Asa Butterfield (que morou no relógio depois de usar pijamas listrados) é Jake, um rapazote que depois de perder o avô, resolve atender ao último pedido do ancião e parte seguindo suas pistas pelo País de Gales. E é numa ilha meio do País que o moço (com a ajuda da moça) encontra uma "fenda no tempo" que o leva ao Lar da srta Peregrine (Eva Green). Lá ele conhece as tais das crianças peculiares, crianças com habilidades diferenciadas como desaparecer, conter abelhas, super força.. E também a moça Emma (Ella Purnell, a Malévola teen) que tem a habilidade de controlar o ar (pausa romântica) e que logo é promovida a crush do rapaz. Daí que Jake descobre que ele também não é um carinha comum e é a sua peculiaridade que pode ajudar a galera local a se livrar do vilão malvadão (Samuel L. Jackson). 

Vale ressaltar! Você que leu o livro, não vá esperando ver a mesma história nos Cinemas! Tim Burton não fez uma adaptação a risca, o cara criou a sua própria versão da história, não melhor nem pior, apenas diferente e com seu final original - tirando trocar a habilidade de fogo, da moça, por ar, que essa ideia de "romantização" foi sacanagi. 

Uma curiosidade interessante é que Burton evitou os efeitos especiais em favor dos efeitos práticos (em vez de ilusões computadorizadas, usou efeitos de posicionamento de câmera e maquiagem). Inclusive integrando com stop motion pra contar partes da história.

Pra quem curte fantasia ou o estilo Tim Burton de fazer cinema (ou ambos), fica a dica da Caneca.


Cris F Santana
(@crisfsantana)

cris f santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário